terça-feira, 4 de setembro de 2007

Eu blogo e você?

Blogar não significa simplesmente publicar idéias, mas dividi-las com outras pessoas, interagindo, refletindo as contribuições deixadas nos comentários, reconstruindo conceitos, enfim, aprender de forma cooperativa com uma grande comunidade virtual que chamamos de blogosfera. Na educação, criar um blog não deve ser uma decisão levada por um modismo, mas uma opção para viabilizar projetos. São inúmeras as vantagens da publicação das idéias dos alunos, pois os mesmos sentem-se valorizados, aumentando sua auto-estima, motivando um melhor desempenho nas competências de leitura e escrita. Além disso, poder ultrapassar os limites dos muros escolares, tendo contato com diferentes realidades, possibilita a construção do conhecimento contextualizado, favorecendo a formação de cidadãos mais conscientes.


Pessoalmente, divido minha vida profissional em dois momentos: antes e depois de virar professora blogueira. Essa ferramenta me abriu um mundo de possibilidades, não apenas como recurso pedagógico, mas também como uma via para construção de teias de relacionamentos que me auxiliam enquanto profissional e como pessoa. Eu recomendo!!! Só tem um detalhe:vicia, rsrsrsrs!!! Aqui está a minha coleção de "filhos", como carinhosamente os chamo. Espero que com nossa monografia possamos contribuir para uma boa reflexão no uso pedagógico da ferramenta, analisando aquela que foi uma das primeiras iniciativas bem sucedidas de blogs colaborativos: Vidas Secas, da Ficção à Realidade.

Nenhum comentário: