sábado, 29 de setembro de 2007

Tive a felicidade de receber o prêmio de 2º lugar no Concurso Internacional Educarede, Categoria uso do Educarede, Ensino Fundamental, com o projeto do Blog Vidas Secas, da Ficção à Realidade. Essa experiência pioneira, realizada em 2005 por mim, está sendo objeto de estudo da nossa monografia de final do Curso, que pretende mostrar a importância dos blogs como ferramentas educativas. Receber o prêmio das mãos do professor Moran, que sempre foi uma grande referência no uso da Internet na educação, realmente foi um privilégio. Nas suas palavras, um alento, um sopro de coragem para continuar com a difícil tarefa de inovar. Segundo ele, "ser inovador tem seu preço. Significa incomodar aqueles que não querem ser incomodados". Ele cumprimentou os finalistas por serem exemplos de profissionais que têm coragem de inovar. "Só vale a pena ser professor se você gosta de aprender. Para ensinar não precisa de grandes tecnologias, mas ter essa atitude aberta. Quem me ensinou a lidar com a tecnologia foram meus alunos e meus filhos", disse Moran, finalizando: "O que me mantem vivo é aprender". Estou num momento muito feliz, finalizando o curso e recebendo esse reconhecimento: dois grandes prêmios que valem o esforço, o estudo, a pesquisa para fazer uma educação melhor.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Chegando nos finalmentes

Chegamos à finalização dos módulos do curso, restando apenas a conclusão da monografia. Da minha parte, o tema agrada muito. Blog é uma ferramenta de autoria e co-autoria, onde através da interação construímos conhecimento de forma colaborativa. A condição essencial para que ocorra a interação é a divulgação do blog. A minha sugestão é que pudéssemos socializar nossas idéias pelo menos com os colegas do curso, tendo esse endereço divulgado, senão tenho a impressão que estamos realizando uma atividade desprovida de sentido.
Deixo registrado aqui o meu carinho com meus colegas de curso, tutores, coordenação e uma saudade já antecipada, lamentando não ter podido interagir da mesma forma com todos eles. Um agradecimento especialmente ao MEC, através da SEED e à PUC-RIO, pela possibilidade de realização do curso.

Wikispaces sobre a Blogosfera Brasileria

Está em construção a Wiki Blogosfera. O objetivo é auxiliar autores de blogs, iniciantes ou não, em áreas que eles não atuam. Além disso, pode-se colaborar com o projeto publicando novos artigos ou editando os já existentes . Esse é o espírito colaborativo da web 2.0.

domingo, 9 de setembro de 2007

Por que criar um blog?

O blog oportuniza autoria ao educador e a inserção em comunidades com os mesmos interesses, possiblitando a sua formação através das trocas de experiências, além de ser pedagogicamente uma ferramenta para desenvolver projetos colaborativos com alunos. Betina von Staa, coordenadora de pesquisa em tecnologia educacional e articulista da divisão de portais da Positivo Informática, doutora em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP nos cita Sete Motivos para o Professor criar um Blog. Vale a pena ler!

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Entendendo mais sobre o assunto

Maria de Fátima Franco, em seu artigo blog educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa, analisa as formas de interação utilizadas por alunos de ensino fundamental, num blog educacional, que tem como finalidade a construção de textos narrativos de forma colaborativa. Esta é uma boa leitura para melhor conhecer esta ferramenta, chamada blog.

Mídia

Aqui estão algumas matérias que divulgam meu trabalho com blogs, da mais antiga à mais recente. Espero que seja um incentivo a mais colegas utilizarem essa ferramenta fantástica.

Blogs incentivam alunos no RS - Revista SEEDNET-MEC
Produção dos alunos na Rede - Revista Educarede ( buscar em Mídia e Tecnologia)
Blogs na Sala de Aula - SIMPRO, SP e Revista Educarede (buscar em Mídia e Tecnologia)
Blogs como ferramenta pedagógica - SENAC - SP
Blogs podem romper barreiras em sala de aula - Portal Aprendiz
Blogs, uma nova ferramenta para a educação - Portal Eschola.com
Publicar (na rede) ajuda a ensinar e a aprender - Revista A Rede
Blog-se - Revista Nova Escola
Aula de Criatividade - Jornal Pioneiro
Blogs Educativos - Blog Relatos de Experiência
Mestres no Ciberespaço - Revista Educação
A chance de vencer o atraso no ensino - Revista Época
Rede de Edublogs - Revista Carta na Escola
MUDA ALGUMA COISA NA HORA DE ENSINAR O CONTEÚDO TRADICIONAL POR MEIO DE UM COMPUTADOR? - Revista Aprende Brasil

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Recorte do Tema

Tudo começou assim...

Foco:


Pretendemos fazer um estudo sobre blogs educativos, destacando suas características e potencialidades como ferramenta de autoria para professores e alunos, estimulando a leitura e produção de textos através da construção colaborativa de redes sociais e de aprendizagem,
Objetivos:


Analisar a ferramenta como forma de:1:Construir o conhecimento de forma colaborativa 2 Estimular a comunicação através da leitura e escrita. 3 Desenvolver habilidades de interação, através da internet, estabelecendo relações entre diferentes realidades de espaços geográficos diversos 4: Valorizar a produção textual dos alunos através da publicação de seus textos na Internet 5. Instigar o debate, a reflexão, assumindo um posicionamento frente às questões geradoras estudadas nas escolas , dando à aprendizagem um caráter de exercício da cidadania 6. Formação de alunos leitores, trazendo a literatura para o espaço da internet.

Justificativa:

O mundo moderno, com o avanço da tecnologia, trouxe mudanças vertiginosas em todos os setores da vida humana. Em pouco tempo o conhecimento ou as informações dobram. É difícil de prever um futuro próximo, devido a essas transformações rápidas. Nesse contexto, qual o papel da escola? Como deve agir o professor e o aluno? Se o papel da Escola é preparar para a vida e esta vida está em constante transformação, então o professor deve assumir o papel de orientador, de instigador para que o aluno construa seu próprio conhecimento, encontre soluções, levante alternativas, aprenda a pensar e ser um agente transformador.
A Escola deve se aproveitar das novas tecnologias para que o aluno, de forma mais atrativa, crie seus projetos que devem estar voltados para o desenvolvimento da solidariedade, da cooperação, da coletividade, da partilha, do respeito às diferenças. A utilização de tecnologia facilita, pois o jovem tem atração por novidades. Indo ao encontro dessa expectativa é possível quebrar resistências
Paulo Freire buscava fundamentar o ensino-aprendizagem em ambientes interativos, através de recursos audiovisuais. Mais tarde reforçou o uso de novas tecnologias, principalmente o vídeo, a TV e a informática. Ele deixou claro, na sua teoria, a importância da comunicação no processo do conhecimento e que este acontece em outros lugares além da escola. O blog educacional, apesar de ainda ter história curta, pelas experiências que se tem conhecimento, revela-se como uma poderosa ferramenta interativa, que possibilita aos educandos e educadores publicar suas produções e interagir com outras pessoas, tornando-se autores, construtores de conhecimento de forma colaborativa , formando redes virtuais de aprendizagem, contextualizando assim a aprendizagem através da comunicação da escola com o mundo.
"Quando focamos mais a aprendizagem dos alunos do que o ensino, a publicação da produção deles se torna fundamental", diz José Moran. Preparar o aluno para produzir conhecimento e socializá-lo através das trocas entre alunos, professores e instituições é uma forma de cumprir o papel social da escola que sai de seus muros e permite que a sociedade aprenda com ela.
Nossa escolha firma-se no propósito de fundamentar teoricamente o uso da ferramenta, analisando experiências práticas, a fim de identificar vantagens no seu uso bem como suas limitações.

O 1° Blog em equipe a gente nunca esquece...

Estou falando do Blog Sindrome de Down, que montamos para a disciplina de ITA ( Inclusão e Tecnologias Assistivas).Muitos dias e horas pesquisando, dialogando, relatando, buscando e se emocionando com as diferentes histórias de pessoas que conhecemos pessoal ou virtualmente. Na minha opinião um dos trabalhos mais significativos que realizamos no curso, pela interação e aprendizagem que tivemos. Embora ache que o tema inclusão e Tecnologias Assistivas desse um outro curso.

Blog, um ambiente interativo

Os blogs são uma ferramenta que veio democratizar não só o acesso , mas também a produção de informação, devido à facilidade em publicar mesmo por aqueles que não têm conhecimento de programação, já que a página já vem codificada e basta fazer o cadastro num dos serviços, muitos deles gratuitos.O meu preferido é o Blogger, mas existe uma série de outros muito fáceis de usar. Além disso, o que mais diferencia o blog de outras páginas, é o poder de interatividade que oferece, permitindo aos visitantes comentar as postagens(posts), numa espécie de fórum onde o blogueiro pode responder no próprio blog, no blog ou e-mail do visitante que ficam registrados no seu comentário. As visitas recebidas costumam ser retribuídas e os blogs visitantes linkados, formando o que chamamos de blogrolls(lista de favoritos). Isso favorece a formação de redes e comunidades que buscam interesses comuns.É muito comum educadores utilizarem essa ferramenta para trocarem experiências e conhecimentos com outros colegas, buscando uma formação em rede, através da colaboração. Da mesma forma, é possível utilizar a ferramenta com alunos, de forma individual ou colaborativa, para desenvolver projetos o que permite sair dos muros da escola e trabalhar de forma contextualizada. Isso vem ao encontro de teóricos construtivistas como Paulo Freire e VYgotsky que enfatizam a aprendizagem através da dialogicidade, num contexto social. Também o filósofo Pierre Lèvy, lembra que existe uma inteligência coletiva e pelo ciberespaço podemos aprender com os outros. Os blogs são espaços de conversação, onde podemos entrar e provocar o diálogo de forma prazeroza como fazemos quando estamos num barzinho. Vejam em Boteco de Escola, onde o professor Jarbas Novelinho Barato mostra de forma muito bacana o que é blogar, na sua essência.


Quer saber umas dicas bem básicas de como construir e trabalhar com blog? Acesse essa oficina e mãos à obra!

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Primeiros Contatos


A Marli já possue uma caminhada de muitas conquistas quando se fala de ferramentas como blog. Seu profissionalismo e entusiasmo ao nos repassar dicas importantes de como montaríamos um blog fez com que eu e a Neiva nos aventurássemos neste caminho. Tanto ao criamos os nossos blogs como aprofundar o estudo através da monografia. Eu brinco que quando crescer quero ser como ela! Uma das coisas que me deixam muito feliz é que hoje eu sei na prática o que significa aprendizagem colaborativa, pois as ferramentas que tive contato seja para trabalhar em alguma das nossas disciplinas ou para aplicar no meu cotidiano profissional aprendi com colegas on line.E esta parceria espero ter vida longa...

APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Eu blogo e você?

Blogar não significa simplesmente publicar idéias, mas dividi-las com outras pessoas, interagindo, refletindo as contribuições deixadas nos comentários, reconstruindo conceitos, enfim, aprender de forma cooperativa com uma grande comunidade virtual que chamamos de blogosfera. Na educação, criar um blog não deve ser uma decisão levada por um modismo, mas uma opção para viabilizar projetos. São inúmeras as vantagens da publicação das idéias dos alunos, pois os mesmos sentem-se valorizados, aumentando sua auto-estima, motivando um melhor desempenho nas competências de leitura e escrita. Além disso, poder ultrapassar os limites dos muros escolares, tendo contato com diferentes realidades, possibilita a construção do conhecimento contextualizado, favorecendo a formação de cidadãos mais conscientes.


Pessoalmente, divido minha vida profissional em dois momentos: antes e depois de virar professora blogueira. Essa ferramenta me abriu um mundo de possibilidades, não apenas como recurso pedagógico, mas também como uma via para construção de teias de relacionamentos que me auxiliam enquanto profissional e como pessoa. Eu recomendo!!! Só tem um detalhe:vicia, rsrsrsrs!!! Aqui está a minha coleção de "filhos", como carinhosamente os chamo. Espero que com nossa monografia possamos contribuir para uma boa reflexão no uso pedagógico da ferramenta, analisando aquela que foi uma das primeiras iniciativas bem sucedidas de blogs colaborativos: Vidas Secas, da Ficção à Realidade.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Motivação

Ambientes Virtuais de Aprendizagem

O nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem é o Evolutia, onde somos orientados pela nossa tutora Mila Bartilotti Barbosa, de todos os passos necessários para o desenvolvimento da monografia. Começamos a interação neste ambiente, desde abril.

Estrutura da Monografia
Introdução
- Breve relato do problema a ser tratado
• Por que selecionou este tema?
• Qual o objeto de estudo?
- Objetivo
- Justificativa
- Como a monografia está estruturada?
Capítulo I
- Desenvolvimento do tema
• O que a literatura mostra em relação a este tema?
• Buscar na bibliografia sobre o tema experiências, idéias, referências que ilustrem a experiência que vai ser descrita ou o referencial teórico para as idéias que vão ser desenvolvidas ou estudo de caso que vai ser ralatado.
Capítulo II
Discussão da articulação teoria e experiência.
Capítulo III
Coniderações finais.
Referências Bibliográficas
Somente as referências utilizadas na monografia padronizadas pela ABNT 2000, conforme documento distribuído aos alunos - Manual do TCC.
Importante! A monografia deve ter o mínimo de 30 e o máximo de 50 páginas (incluindo os anexos).







domingo, 2 de setembro de 2007

E Por falar em Blog...

Este blog servirá para o relato das atividades que estamos realizando em nossa MONOGRAFIA do Curso de Especialização em Tecnologia da Educação em EAD pela PUC-RIO que iniciamos em junho de 2006 e concluiremos em outubro de 2007. E também como exemplo de atvidade da disciplina de Projetos Pedagógicos Ambientes interativos virtuais.